Pesquisa personalizada

domingo, 22 de abril de 2007

Histórico de Alto Jatibocas

Veja como era a comunidade de Alto Jatibocas no início dos anos de 1950
















Como podemos perceber nessa época, haviam poucas construções. Até o relevo era mais plano. Nessa época o transporte era a cavalo ou a pé. Repare bem! No lugar da escola EEEFM havia uma pequena árvore.

Veja como era a comunidade de Alto Jatibocas no ano de 1976

















Aqui, começava a era do café em Alto jatibocas, financiamento nos bancos, juros baratos. Na época tinha- se o seguinte dilema: "PLANTE CAFÉ QUE O GOVERNO GARANTE”. Esta fotografia foi tirada em 1976. O mais interessante é que na época a cidade de Santa Maria de Jetibá era semelhante em relação ao número de residências em Alto Jatibocas.
















O interessante é que na época, não haviam motos, e sim um monte de bicicletas. Os automóveis da época eram o Pik-up da Fort, Corcel I, Fusca, Variant e outros. Também podemos observar que, no local onde atualmente existe o comércio do Vanilto Berger, naquela época só existia um paiol velho. E a máquina de beneficiar café do seu Florêncio Berger estava prestes a ser construída. Porém, nota-se que no local, daquela pequena árvore dos anos 50, foi construído a Escola Unidocente.

Segundo informações, teria sido um torneio de futebol. Pois naquela época o futebol era sucesso. Todos sonhavam em jogar bola como o Rei Péle.

















Aqui temos a imagem do time pertencente a comunidade "Cruzeiro", atualmente esse time está extinto. Provavelmente essa foto é do final da década de 1970 a início de 1980.
















Veja como está Alto Jatibocas atualmente em 2008


















A partir de 2004 a Escola passou a oferecer Ensino médio. A EEEFM atualmente está tecnológicamente bem equipada, alí estudam mais de 400 alunos no total.
O aparelho celular está quase presente em todas as casas. Pois o sinal das torres está sendo captado por antenas externas que elevam o sinal para os aparelhos.
Também em meados do mês de janeiro de 2007, surge a internet banda larga via rádio. Porém ainda são poucos que desfrutam do seu uso. O café atualmente não é muito rentável. Pois está sendo consorciado com o plantio de banana. Em partes mais elevadas, onde o solo é pobre, está sendo substituído pelas plantações de eucalípto.


















Como podemos ver Alto Jatibocas não progrediu muita coisa nesses últimos anos. E também não é um lugar onde a pessoa vai juntar rios de dinheiro. Pois as propriedades são divididos em pequenos sítios onde as pessoas se sustentam com o fruto do trabalho braçal.
Porém é uma das regiões com o clima mais agradável e equilibrado do Brasil, isso faz Alto Jatibocas uma das melhores regiões para se viver.